Uma vez que o COVID-19 continua afetando diversos países por todo o mundo, nossas comunidades de educação global estão fazendo o melhor para planejar e promover ambientes de aprendizagem seguros e estáveis para seus alunos e professores. O que funciona em uma escola, entretanto, pode funcionar de uma forma completamente diferente em outra, de outra cidade. Como nós antecipamos cuidadosamente os semestres que virão, é importante entender um pouco do vocabulário referente à sala de aula e ambientes de aprendizagem on-line.
O termo “educação tradicional” faz referência ao serviço educacional envolvendo predominantemente a interação presencial entre alunos e professores. Em todo o mundo (e antes do COVID), a maioria das escolas e instituições promovia aulas e palestras desta forma, com os estudantes juntos em um lugar comum e geralmente usando a tecnologia e a Internet em aula, para apoiar o ensino.
O ensino on-line (algumas vezes chamada de e-learning) é um termo mais amplo que significa que os alunos atuam por meio de conteúdo digital e avaliações on-line. Este tipo de aprendizagem é realizada por meio de um computador, geralmente pela Internet, é planejada antecipadamente e faz parte de um quadro curricular maior, que envolve instruções para o engajamento dos alunos. A aprendizagem on-line pode acompanhar as aulas presenciais em sala de aula, ou em casa, durante e/ou fora do horário escolar.
O ensino à distância (ou educação à distância) está relacionado à localização, o que significa que alunos e professores estão em locais geográficos diferentes e o ensino ocorre por meio de um dispositivo. No ensino à distância não há interação presencial. Aulas e avaliaçõs são on-line e autônomas e podem acontecer sem um contato regular com o professor, geralmente (mas não sempre), no ritmo do aluno.
O ensino remoto ocorre quando alunos e professores, ou a fonte de informação, estão separados por horário e distância e, por isso, não podem se encontrar em uma sala de aula convencional. Como já mencionado, a tecnologia é utilizada para facilitar a comunicação, o aprendizado e a avaliação, mas o ensino remoto é conhecido por promover uma estrutura de sala de aula mais formal, o que significa que o cronograma de um aluno remoto, ou a estrutura de aulas diárias, poderiam ser bem semelhantes caso estivessem em uma sala de aula regular.
Os tipos de ensino on-line, remoto e à distância podem ser síncronos ou assíncronos; isto significa que podem tanto exigir que os alunos estejam alinhados com um cronograma específico, com instruções ao vivo, ou oferecer uma programação mais flexível com vídeos e conteúdos gravados previamente. O ensino síncrono ocorre em tempo real, com alunos e professores interagindo em uma sala de aula, ou por videoconferência, colaborando por meio de tecnologia de aprendizagem social. Muitas escolas por todo o mundo têm usado ferramentas como Zoom e Microsoft Teams para conduzir videoaulas, as quais os professores ministram ao vivo e os alunos assistem em uma sala no Zoom. 2U, uma plataforma de ensino on-line que atende a várias das grandes universidades norte-americanas, defende o valor de ter aulas síncronas, on-line e ao vivo pelo menos uma vez por semana para ajudar a motivar e construir uma comunidade. Este tipo de ensino “pode promover um ponto de encontro eficiente para aprofundar o aprendizado individual, construir conexões sociais e fornecer feedback em tempo real”.
Por outro lado, o ensino assíncrono permite que os alunos acessem informações e/ou dediquem-se a aprender fora da sala de aula, em seu próprio ritmo, e frequentemente, independente do professor. Pode, eventualmente, ser considerado como ensino por demanda, ou ensino individualizado. A Khan Academy é um exemplo de ensino assíncrono, onde o conteúdo pode ser consumido a qualquer hora do dia.
O ensino híbrido e o combinado parecem semelhantes em um primeiro momento já que ambos apresentam uma combinação de experiências presenciais e virtuais, às vezes ligadas ao conceito de sala de aula invertida. Mas o ensino híbrido e o ensino combinado são diferentes. Em cursos de ensino híbrido, os componentes on-line são planejados para substituir as interações presenciais. O ensino combinado envolve tempo em sala de aula presencial com materiais on-line e atividades destinadas a complementar o ensino presencial. Em outras palavras, no ensino combinado, o trabalho on-line não substitui a interação presencial.
Para deixar as coisas ainda mais complicadas, há uma variedade de definições contraditórias sobre os termos acima, na internet. E então, você pergunta: - Com vocabulário confuso e conceitos relacionados, como as escolas e universidades podem enfocar melhor os últimos meses de 2020?
Patti West-Smith, educadora e diretora aposentada, reconhece a possível confusão ligada aos ambientes de aprendizagem on-line dentro de uma comunidade de prática. “Não importa como estes termos estão sendo usados, o importante é assegurar que todos tenham um entendimento comum”, afirma. Independente da terminologia que você adote, Patti West-Smith oferece os seguintes passos para melhorar a clareza e transparência:
Defina seus termos.Não parta do princípio de que todos os interessados tenham uma definição comum ou que a definição de cada pessoa se assemelhe à sua. Escreva as definições dos termos em linguagem fácil e acessível e dê exemplos. Compartilhe e publique este documento em todos os lugares possíveis, e assegure de tê-lo traduzido para as comunidades de outros idiomas. Também considere a possibilidade de ter a informação em formatos diferentes, como em gravação de áudio, para assegurar o melhor acesso possível. Isto garantirá que todos dentro da comunidade de aprendizagem tenham um entendimento comum dos termos, quaisquer que sejam os termos adotados.
Mantenha um canal aberto para perguntas.Por existirem muitas definições confusas circulando, é importante manter um meio para professores, pais e alunos esclarecerem suas dúvidas com respostas claras e consistentes.
Foque em ideias essenciais, não em terminologia.Tanto faz se alguém diz ensino híbrido ou ensino combinado, o que importa é que a comunidade entenda exatamente o que está sendo feito, como está sendo executado, e os objetivos e impactos destas escolhas de ensino.
Agora, e nos próximos meses, as escolas e universidades por todo o mundo estão analisando o custo-benefício do ensino presencial e do ensino on-line. É claro que todos estão tentando tomar as melhores decisões possíveis com as informações disponíveis, o que significa que há uma possibilidade de nossas escolas darem uma chance à todo ambiente de aprendizagem on-line e presencial antes do fim do ano. À medida em que observamos este cenário, é importante entender as terminologias e seus impactos específicos na pedagogia e nos resultados da aprendizagem dos alunos para analisar todas as possibilidades e alternativas à nossa frente. Esperamos que o caminho a seguir lhe proporcione segurança.